segunda-feira, 8 de abril de 2013

DIREITO APLICADO-TSTIEP

Escola: IEEP
Curso: técnico de segurança do trabalho          
Disciplina: Direito Aplicado
Aluno: Newton Rodrigues
Inicio Curso:2012

PERFIL DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

DESCRIÇÃO SUMARIA:
Elaboram, participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança no trabalho (sst); realizam auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participam de perícias e fiscalizações e integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciam documentação de sst; investigam, analisam acidentes e recomendam medidas de prevenção e controle.

CONDIÇÕES GERAIS DO EXERCÍCIO:
Exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA:
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio e curso técnico de segurança no trabalho. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

RECURSOS DE TRABALHO:
Estetoscópio
Escala hingmann, trena, peagômetro
* Luxímetro
Conjunto autônomo
* Medidor de conforto térmico
Chave de válvula de rede de hidrantes
Bomba gravimétrica, esfignomanômetro
Higrômetro
Termômetro de bulbo úmido
Termômetro infravermelho
Máquina fotográfica
Telefone
Radiotransmissor
* Contador geiger
Retroprojetor
Televisão e vídeo
Equipamentos de proteção individual
* Termômetro de bulbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário